Como fazer o cartão do Extra é fácil, desde que tenha o nome limpo e a renda mínima requerida para o cartão desejado. O cartão pode ser feito no site do Extra. Lá, é pedido no primeiro passo, o CPF, nome, sobrenome, e-mail, apelido, senha, celular e a operadora, Orkut, Facebook e Twitter.

Pelo site do Itaucard, no primeiro passo é pedido o CPF, nome completo, renda mensal comprovada, data de nascimento, nome completo da mãe, CEP, logradouro, número, complemento, bairro, cidade, estado, tipo de telefone residencial, telefone fixo, ramal, e-mail, celular e informar se o endereço de correspondência é comercial ou residencial. Se for comercial, é preciso informar CEP, logradouro, número, complemento, bairro, cidade, estado, telefone fixo e ramal.

O Cartão Extra oferece o Seguro Cartão Protegido que garante indenização em caso de saque e compra sob coação ou roubo em caixa eletrônico, morte ou invalidez permanente ou total em decorrência de crime, diária única de internação hospitalar por crime. Também conta com indenização em caso de roubo e furto qualificado de bolsa, carteira ou mochila onde o cartão esteja guardado. Também concorre a sorteios semanais de dez mil reais. O Seguro Proteção Financeira tem por objetivo garantir ao segurado o pagamento de saldo devedor que decorra de uso do cartão de crédito, assim como garantir o pagamento do dinheiro segurado para perda involuntária de emprego e incapacidade total, temporária e possa pagar contas emergencialmente em função de desemprego. Indenização para casos de morte ou invalidez permanente total por acidente, além de pagamento de auxílio alimentação aos familiares e assistência funeral.